Carregando Post...

Mude o Contexto para Sair da Depressão

Reflita sobre tudo o que pode estar sendo prejudicial a você no contexto em que você vive.


Vamos a um exemplo fictício: 


Ana (nome ficticio) vivia deprimida. Ela tem 16 anos, mora com os pais e tem dois irmãos mais velhos.  Um irmão casado já com familia constituida que mora em outro bairro e a irmã Verônica (nome fictício) que mora com eles. Verônica, tem um emprego e fica o dia todo fora de casa. 


Ana parou os estudos nao 1.a série do Ensino Médio, não tem amigos e fica o tempo todo no seu quarto, na internet ou assistindo tv.   Também não sente fome nos horários certos e acaba por almoçar e jantar na maioria das vezes sozinha, fora do horário das refeições da familia.


Sentindo-se deprimida tem seu sono afetado e não consegue dormir cedo, acordando tarde no dia seguinte, cansada e sem energia, depois de 9 horas de sono.


Se culpa por ser solitária, sente-se cobrada pelos pais por não ter um emprego  (apesar de não sê-lo) e fica chateada e entediada por "não ter o que fazer".  Os pais, pessoas simples e pacatas não cobram muito da menina, deixando-a à vontade em sua vida solitária.  A irmã já sugeriu que ela fizesse terapia mas ela recusou.


A Depressão em geral é influenciada ( e mantida ) por vários fatores e um deles é muito importante pois além de criar condições para surgir uma depressão, pode também mantê-la e estabelecer um quadro crônico: o contexto social. 


No caso de Ana, sem levar em conta outros fatores, podemos perceber que o seu contexto social cria condição para não só para que ela se sinta deprimida, como também para manter essa situação. 


A falta de amigos, a vida solitária em seu quarto não interagindo muito com a familia, a comparação com a irmã, a falta de uma vida social ( própria da adolescência ), a falta de horário para dormir, excesso no uso da internet e tv, a necessidade de ser admirada pelos pais faz com que ela se sinta culpada e criticada por eles.   


Uma mudança no contexto da vida de Ana poderia dar condições para ela melhorar muito: 


È senso comum que alguns hábitos levam uma pessoa a sentir-se "para baixo", já o contrário leva a uma vida mais saudável. Vamos ver o que Ana poderia mudar: 



1. voltar a estudar.

2. diminuir a internet e tv

3. sair mais do quarto e interagir com os pais, por exemplo ajudando sua mãe nos afazeres de casa e assistir tv com os pais.

4. se alimentar nos horários corretos, o que além de ser saudável, faria com que ela interagisse mais com os pais

5. fazer psicoterapia para trabalhar o sentimento de culpa e de comparação com a irmã, além da necessidade de ser admirada pelos pais pelo que ela faz e não pelo que ela é. 


Veja bem, este caso é apenas fictício e os fatores são óbvios, porem pode existir motivos muito mais subjetivos que estes para que a pessoa se mantenha em um contexto depressivo e que precisarão ser pesquisados a fundo. 

Em um caso real, além destes fatores Ana poderia ter fatores genéticos e outros que teriam que ser trabalhados também, porém, se a menina tivesse tomando medicamentos por exemplo e não mudasse esse contexto, seria muito mais difícil a melhora do quadro. 

Por isso, se você sofre com Depressão e se identificou com alguns destes fatores ou mesmo outros que vieram a sua mente enquanto lia este artigo, procure tomar consciência de que eles ajudam a manter o quadro e na medida do possível, vá fazendo as mudanças necessárias na sua vida. 

Roberto Dantas

Comentários

Deixe um Comentário